sábado, 16 de janeiro de 2010

05/06/2008 - Jussara, André e Arthur (Unimúsica)

Unimúsica 2008 - contrapontos 
Triângulo Virtuoso

O músico, pesquisador e professor do Departamento de Lingüística da USP Luiz Tatit fala do encontro de Jussara Silveira, André Mehmari e Arthur Nestrovski.

Será que o lied alemão sempre quis ser canção brasileira e não sabia? Essa é a pergunta que paira no ar quando ouvimos peças de Schubert e de Schumann executadas por esse novo triângulo virtuoso: Jussara Silveira, Arthur Nestrovski e André Mehmari. A união das sublimes melodias austríacas ou alemãs com as letras brasileiras de Nestrovski faz-nos pensar que Schubert poderia ter escolhido melhor seus parceiros, mesmo quando o "letrista" era Goethe, por exemplo.

Acontece que a canção acompanhada européia, que encontrou seu apogeu no início do século 19, já acalentava o projeto de integrar frases musicais, versos literários e dramaticidade do canto em pequenas obras artísticas que provocassem lágrimas, entusiasmo, serenidade e outras variedades de emoção. Seus autores queriam até mesmo saber como os sons poderiam traduzir a natureza, o amor, o sofrimento, não apenas como metáforas, mas como recursos que multiplicariam os efeitos do texto verbal. Enfim, desejavam talvez alcançar a "técnica" de um Nelson Cavaquinho ou de um Dorival Caymmi, ainda que não pudessem chegar, tão precocemente, ao mesmo poder de síntese.

Nossos três artistas alinhavam os lieder, já devidamente abrasileirados nas letras, às composições de grandes nomes nacionais (Caetano, Caymmi etc.), inteirando um repertório que consegue dizer muitas coisas ao mesmo tempo: como a canção é antiga! Como a canção está viva! Como a canção ainda promete!

Jussara interpreta esse roteiro como uma austro-brasileira desde pequenininha. Nada escapa de seus tons afinadíssimos e altamente timbrados com o violão e o piano. Nestrovski é a ponte literomusical que faz os cancionistas europeus renascerem no Brasil como que corrigindo um erro histórico. E para articular essas duas frentes, só mesmo um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos: o pianista André Mehmari.

Luiz Tatit

Nenhum comentário: