quinta-feira, 2 de junho de 2011

Análise do disco "Nobreza"

Ok, eu sei que esse assunto já morreu. Mas fiz esta análise no meu outro Blog, "Cantoras do rádio". Fica a dica do Blog!


01 Nobreza (Djavan) Pra abrir o disco, Luiz Brasil faz um belo solo de violão. De repente, surge a belíssima voz de Jussara Silveira entoando os versos da mais bela canção de amizade que já ouvi. O disco é aberto com chave de diamante!

02 Os passistas (Caetano Veloso) Uma canção de Carnaval! Na versão de Caetano, há uma gravação com mais percussão e tal. Daí, ele teve que cantar com mais força. No caso de Jussara, o arranjo voz & violão a levou a cantar esta canção com mais leveza, aumentando o charme de sua interpretação.

03 Rosa Maria (Aníbal Silva e Éden Silva) Esta canção não me chama muita atenção. É uma canção muito simples pra um disco tão sofisticado. Mas não quer dizer que eu não goste, só não morro de amores. A interpretação de Jussara e o violão de Luiz estão do jeito que a canção é: simples.

04 Cara limpa (Paulo Vanzolini) Esta é uma canção cujo sentido pode-se entender de duas formas: uma mais séria, outra mais irreverente. Jussara optou por fazer um meio-termo. Esse meio-termo ficou ótimo: ficou a cara da canção! E vale lembrar que é uma canção masculina e Jussara foi bem atriz ao cantá-la. É uma das interpretações mais teatrais do disco.

05 Quem há de dizer (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves) Outra canção masculina, mas, desta vez, mais delicada. Música de cabaré. Nesta canção, que já foi gravada por Joanna e Nelson Gonçalves, Jussara está impecável! É minha versão favorita desta canção!

06 Eu vou te esquecer (Beto Pellegrino e Ariston) Na letra, vê-se uma pessoa convicta ao esquecimento. É o ponto culminante do disco: é onde Jussara canta com mais força e onde os violões de Luiz Brasil fazem os solos mais fortes. É de arrepiar! Eu acho a canção meio country, pela melodia e pela letra. Jussara já a gravara em seu primeiro disco, em 1997, mas minha versão favorita é esta: com voz & violão (formato que adoro) e com uma intérprete mais teatral.

07 O Sol enganador (Tango russo) (Jerzy Petersbursky, Iossif Alhviek e Vadim Nikitim) Este tango russo tem uma melodia belíssima. A letra me lembra sabe o quê? “A lua me traiu”, da Banda Calypso! (Gargalhadas) A voz de Jussara encaixa muito bem em tango. Ficou muito legal!

08 Efeito samba (Zé Miguel Wisnik e Vadim Nikitim) Depois de duas canções pesadas, uma canção mais leve. Eu, particularmente, não gosto, pois acho fraco.

09 Argila (Carlinhos Brown) Depois de ouvirmos os violões e vocais de Luiz Brasil, chegou a hora de ouvir sua voz. Apesar dela não ser lá essas coisas, ele faz um dueto belíssimo com Jussara, que, pra variar, está impecável. A melodia é lindinha! No caso da letra, se alguém puder me explicá-la, serei eternamente grato!

10 Um sonho de Verão (Parish, Glenn Miller e Nara Leão) Quem assistiu à novela “Alma gêmea” deve lembrar-se! Esta canção era tema da Fernanda Machado, acho. Depois de ter gravado “Desencontro” em 2002, Jussara gravou esta belíssima canção com tema parecido. A canção é belíssima mesmo! É de uma letra triste e ansiosa, mas de melodia delicada. Jussara faz as três coisas!

11 Baião de quatro toques (Zé Miguel Wisnik e Luiz Tatit) “É uma ‘Quinta sinfonia de Beethoven’ que decantou e só ficou raiz.” Ainda bem que a letra fala, porque a canção é isso mesmo. Quando a ouvi pela primeira vez, só pensava na “Quinta sinfonia de Beethoven”. Eu, particularmente, não gosto nem de Zé Miguel nem de Luiz. O baião é legalzinho, mas não entra na minha lista de canções favoritas do disco.

12 Pombo correio (Moraes Moreira, Dodô e Osmar) Eu adoro esta música!!! Jussara cantando Moraes é tudo! Vide DVD "Som Brasil - Moraes Moreira". A versão de Moraes tira qualquer um do chão. A versão de Jussara, pra mim, foi feita pra fulgurar a letra, uma vez que o arranjo é mais leve. Se for olhar no quesito voz e interpretação, prefiro Jussara. Mas, naqueles dias alegres e dançantes, é claro que dançarei com Moraes!

13 Ludo real (Chico Buarque e Vinicius Cantuária) Jussara já o gravara em 1997 e, em 2008, gravou-a no DVD “Três meninas do Brasil”. A interpretação de Jussara é lindíssima nesta canção delicada, romântica. Só o trecho do “Aê, aeandaia! Aluaê, aluaeandaia!” que ficou meio sem ênfase e insosso, pra mim. Por isso, minha versão favorita é a de Jussara em 1997.

Nenhum comentário: