domingo, 4 de abril de 2010

2004 - Projeto: Pixinguinha

Projeto Pixinguinha reuniu 1.500 pessoas na UFMT
28/10/2004 - SECOM
Por ANA MOREIRA e CLARISSA PRESOTTI

Foto: Marcos Bergamasco

Evento arrecadou 478 quilos de alimentos que serão doados para entidades cadastradas na Setec

MÚSICA: apresentação do Projeto Pixinguinha na UFMT, com Jussara Silveira, teve ainda a participação de Mônica Tomasi, Nenê Quarteto e Tião Carvalho

O projeto Pixinguinha encantou o público mais uma vez com super show da melhor da MPB, no Ginásio da UFMT, na noite de quarta-feira, dia 27 de outubro. Foi a segunda caravana que se apresentou em Cuiabá, com um elenco formado pelo Quarteto Nenê, Mônica Tomasi, Jussara Silveira e Tião Carvalho.

Ao som da bateria de Nenê, do contrabaixo de Alberto Lucas, da guitarra de Mou Brasil e do piano de Moiséis Alves, a noite começou com grande estilo. Os músicos do Quarteto Nenê tocaram cinco faixas e mostraram o melhor dos seus talentos. O compositor e percussionista Nenê, por exemplo, toca bateria desde 16 anos e já deu algumas voltas ao mundo, na companhia de músicos como Elis Regina e Milton Nascimento.

Antes de sair do palco, Nenê chamou a cantora gaúcha Mônica Tomasi para o acompanhar. Ela, como mesmo se define, é uma artista da canção. Com estilo próprio e músicas de sua autoria, ela animou o público. Ao som da guitarra e do cavaquinho, cantou músicas como Breve Estação, Parada para um Beijo, Onde Está Você? e Pra Chamar sua Atenção.

A baiana Jussara Silveira entrou no palco e juntamente com Mônica cantaram um samba holandês, Me Manda um E-mail. Com intensidade da voz e simpatia de Jussara o show continuou e o público pedia mais. Por causa do projeto Pixinguinha, Jussara tem "apaixonado" o público por onde passa. "Com este projeto, eu digo por todos os músicos aqui presentes, nós estamos redescobrindo o Brasil", frisou a cantora.

Ao chamar Tião Carvalho para a acompanhar, Jussara disse da sua emoção e o definiu como "o coração do grupo". Juntos eles cantaram músicas de compositores maranhenses como João do Vale e Erivaldo Gomes. Tião também deu um espetáculo de cor e movimento, repassando por suas expressões sua trajetória nas danças e festividades maranhenses, quando acompanhava o pai e os tios nas brincadeiras de Tambor de Crioula e Bumba-meu-boi.

No encerramento do show, todos os artistas e músicos se uniram e cantaram a música "Nós" feita por Tião Carvalho, que se tornou famosa na voz da cantora Cássia Eller. Ao terminar, o público aplaudiu em pé os músicos do projeto Pixinguinha. "Prestigiei os dois shows do projeto e vou prestigiar todos os demais, é um presente para nós esta oportunidade de assistir ao vivo o que há de melhor na diversidade da nossa Música Popular pelo Brasil afora", testemunhou o cirurgião dentista Valfredo Capelato.

MOBILIZAÇÃO - O segundo show do projeto Pixinguinha em Cuiabá foi prestigiado por 1.500 pessoas, com a arrecadação de 478 quilos de alimentos não-perecíveis, que foram recolhidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). Os mantimentos serão distribuídos para entidades cadastradas pela Secretaria.

Ao todo, os dois primeiros shows da retomada do projeto Pixinguinha possibilitou a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos. Para a próxima edição, agendada para acontecer no dia 27 de novembro com Nelson Sargento, Arismar do Espírito Santo, Áurea Martins, Chiko Queiroga & Antônio Rogério, serão arrecadados brinquedos para as atividades natalinas organizadas pela Setec.

O Projeto Pixinguinha é uma realização da Funarte, que em Mato Grosso tem a coordenação das Secretarias de Cultura do Estado e do Município e UFMT.

Nenhum comentário: