quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

27/02/10 - Jussara & Luiz Brasil apresentam o show "Nobreza" no projeto: "Espicha Verão"

Projeto 'Espicha Verão' começa neste sábado, no Porto da Barra

Fonte: Correio - entretenimento - 25/02/2010
Por Ana Cristina Pereira 



Um dia inteiro de programação cultural, tendo como moldura a charmosa praia do Porto da Barra. Este é o principal atrativo do projeto Espicha Verão, que chega a sua terceira edição com mais verba, mais fôlego e até com uma atração internacional: os cubanos do Buena Vista Social Club.

Criado pela Bahiatursa com o objetivo de prolongar o curto Verão de 2008 - quando o Carnaval terminou no começo de fevereiro -, o evento cresceu e agora acontece também nas cidades de Itacaré, Lençóis, Ilhéus, Porto Seguro, Mangue Seco e Maraú. O orçamento, que ainda está sendo negociado com três patrocinadores, é de R$1,9 milhão.

Em Salvador, a largada será neste sábado, às 6h, com ampla programação no Porto da Barra e imediações: vai de atividades esportivas a uma série de shows, passando por concurso de caldinhos, cinema e teatro itinerante, exposição de artesanato e desfile de manifestações folclóricas do estado. O evento volta a acontecer nos dias 6 e 13 de março.

“A Bahia é muito mais do que a axé music”, afirma a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, que apresentou o projeto na quarta-feira (24), no Pelourinho. Ao contrário do clima carnavalesco, o Espicha Verão privilegia artistas baianos de outras searas, como o samba, a MPB, o jazz ou as manifestações tradicionais. Entre os convidados estão, por exemplo, o cantor Gerônimo, a Orquestra Fred Dantas e o grupo Zambiapunga.

Música no mar

O grosso da programação acontece no Praia 24 Horas, maratona artística que concentra, por exemplo, as apresentações musicais. São dois palcos, um em terra e outro no mar, onde as atrações começam a se revezar a partir das 18h. “A cada dia adotaremos um tema e faremos homenagens a Dorival Caymmi, àsmulheres, a Pierre Verger e à América Latina”, afirma Emília.

Na primeira semana, a noite acontece em torno do Tributo a Dorival Caymmi, tendo como destaque Alice Caymmi, 19 anos, filha de Danilo e neta de Caymmi (1914-2008), que lançou seu primeiro disco em 2009. Outras boas pedidas são o show Caymmi em 3 Tempos, que reunirá Marilda Santana, Neto Costa e Simone Mota, e o duo da cantora Jussara Silveira com o violonista Luiz Brasil.

Jussara Silveira participa do tributo ao lado do violonista Luiz Brasil

Foto: Divulgação

De acordo com dados da Bahiatursa, o ano passado o Espicha Verão recebeu cerca de 110 mil pessoas, sendo 22 mil turistas. Mas, segundo Emília, ainda é cedo para medir o real impacto da iniciativa no turismo da cidade. “Este é um projeto que ainda está em fase de implantação, ainda precisa de um tempo maior de maturação. Acho que depois desta edição teremos uma avaliação melhor”, acredita.

Palco no mar e clima romântico

O palco flutuante é um dos maiores encantos do projeto Espicha Verão, desde sua primeira edição. Fica localizado entre 30 e 50 metros da praia, a depender da maré do dia. Por lá, já passaram artistas como Gal Costa, Luiz Melodia e Francis e Olívia Hime, em shows intimistas e clima romântico.

Idealizado por Zitomi Souza, coordenador do evento, o palco está sendo instalado numa balsa, no estaleiro de Aleixo Belov. “Todo o processo é orientado pela Capitania dos Portos”, afirma.

Este ano, o palco terá 16 metros de comprimento por seis de largura e, segundo Zitomi, oferecerá toda a infra necessária aos shows. A energia vem de um gerador de 180KVA, instalado num outro barco que fica ancorado ao lado da balsa. “Já tentamos transmitir a energia através de cabos, mas não funcionava, pois as pessoas próximas acabavam recebendo choques”, explica. Duas caixas de som, que funcionam através de ondas, ficam na praia. Para quem gosta de ficar no gargarejo, o único jeito é se jogar, literalmente, na água.

Praia 24 horas

Tributo a Dorival Caymmi
Sábado (27/02)


Shows

Carlos Gazineu, Carlinhos Cor das Águas, Juan & Ravena, Paulinho Boca, Filhos de Gandhy, Marilda Santana, Neto Costa e Simone Mota, Alice Caymmi, Jussara Silveira & Luiz Brasil e Aloísio Meneses.

LEIA NOTÍCIA NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário: