terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

2000 - Maria Bethânia e suas convidadas no projeto: "Caixa Acústica"

Maria Bethânia e convidadas: Alcione, Jussara Silveira, Belô Velloso e Vânia Abreu

Por Vanderlei Carvalho
Salvador - 08/2000


Final da tarde de quinta-feira, 17 de agosto. Nos camarins da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, mulheres muito especiais se tratam como que se preparando para o grande acontecimento de suas vidas. Parece mesmo ser assim: o grande acontecimento da vida de cada uma delas. Num deles, três jovens cantoras - Belô Veloso, Jussara Silveira e Vânia Abreu - se maquiam, aguardam a passadeira terminar o vestido, fazem brincadeiras e tentam disfarçar o nervosismo. Num outro, uma veterana - Alcione - dá o trato especial nos cabelos que hoje são quase muito loiros e rejeita a possibilidade de que um fotógrafo registre este momento tão íntimo.

No terceiro camarim, ninguém sabe o que ocorre, mas sabem todos que é um ritual muito especial. Quem conseguiu vê-lo antes, ornamentado em reverência ao orixá Oxum, com pétalas de rosas amarelas salpicadas e um retrato de mãe Menininha do Gantois sobre a bancada, sabia que ali estaria acontecendo naquele final de tarde algo muito especial.

Era a Rainha da Noite que vinha, pode-se assim dizer, se preparando para cumprir seu ritual mais sagrado: cantar. Maria Bethânia, como sempre faz antes de seus espetáculos, trancafia-se no camarim e mergulha em silêncio profundo. Dali a pouco, ela cumpriria dois ritos numa só oportunidade: comemoraria os seus 35 anos de carreira e endossaria a carreira das três jovens cantoras que, em seus camarins, não conseguiam esconder o nervosismo por dividir o palco com aquela em quem aprenderam a se espelhar quando decidiram que cantar seria seu ofício.

Enquanto tudo isso acontecia nos bastidores, os porões da Concha Acústica se abriam e as arquibancadas começavam a ser tomadas. Como era para acontecer um show em homenagem às vozes femininas, as mulheres que chegavam recebiam à entrada uma rosa vermelha. E foram milhares delas. Mais de cinco mil pessoas superlotaram a renovada área externa de shows do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA).

A partir do momento em que os primeiros acordes saíram da banda base do show, a noite foi de Maria Bethânia. Ela entrou em cena como sempre faz: cantando com a alma e fazendo do palco o seu altar. As rosas vermelhas voaram das mãos do público e forraram o chão do palco em que ela pisava. Recebeu Alcione, sua primeira convidada e o encontro fez levantar a massa. Num show de generosidade chamou as meninas, uma a uma ao palco, cantou com todas elas, e sentou-se num banquinho ao lado vendo cada uma fazer sua apresentação-solo.

Na coxia Nana Caymmi, que se apresentaria na sexta-feira com Adriana Calcanhoto e a baiana Noeme Bastos, se desmanchava em lágrimas. Foram mais de duas horas de uma noite que parece acenar como um divisor de águas na música popular brasileira. Ao apresentar as novas cantoras, Bethânia chamou-as ao palco convidando o público ao ouvir as novas vozes do Brasil. E o chamado da madrinha teve um peso tão significativo que, ainda que as meninas não tivessem realmente as melhores vozes da nova geração da MPB, certamente que a multidão da Concha as teria ovacionado.

Daqui por diante, não dá para não perceber as vozes de Jussara Silveira, Vânia Abreu e Belô Veloso e concordar com Maria Bethânia quando, sabiamente, diz que o Brasil é um país de cantoras.

Nenhum comentário: